Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico

A seguir esquema básico para efetivação de um rápido e efetivo Planejamento estratégico.

PARTE I - PADRONIZAÇÃO DE CONCEITOS




1. CONCEITO

O QUÊ - Processo mediante o qual

QUEM - a cúpula administrativa melhora continuamente a qualidade das decisões empresariais,

COMO - buscando a compreensão do ambiente em que está inserido,

POR QUÊ - viabilizando a tomada de decisões,

PARA QUE - disponibilizando os recursos necessários para atingir seus objetivos,

COMO - exercendo eficazmente o controle do processo.




2. TIPO DO PLANEJAMENTO

- Pelo alcance - setorial e geográfico. (Brasil, região sul)

- Pelo prazo - médio (3 anos) e curto (ano).

- O curto tem revisão trimestral, o médio tem revisão anual.




3. PLANOS / ORGANOGRAMA

Nossos planos seguem o conceito do organograma funcional, viabilizando assim decisões atreladas aos responsáveis pela função. São divididos em:

- Estratégicos

- Táticos

- Operacional




4. DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO

4.1. Ambiente externo -

.Agentes indiretos
. Econômicos
. Políticos
. Socioculturais
. Agentes diretos
. Concorrentes
. Entrantes
. Substitutos
. Grandes fornecedores
. Grandes/pequenos clientes
. Tecnológicos

Desta avaliação identificaremos riscos e oportunidades. As oportunidades são as variavéis de nosso sucesso e os riscos as do fracasso.

4.2. Ambiente interno

. Pontos fortes e pontos fracos
. Os recursos da empresa:
. Financeiros
. Humanos
. Tecnológicos
. Materiais
. Comparar o que temos e o que o mercado quer
. Identificar nosso diferencial de competição
. O risco do negócio
. O conjunto de valores da empresa




PARTE II - ESQUEMA BÁSICO


1. MISSÃO DA EMPRESA

Sempre será a base do Planejamento estratégico. Deverá ser revisada anualmente ocasião em que será verificado se a missão retrata, o espírito, a personalidade, o comportamento, do organismo vivo denominado empresa.




2. OBJETIVO GLOBAL DE GESTÃO ESTRATÉGICA - OGGE

É o Planejamento Estratégico Global de longo prazo




3. DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO

É a avaliação dos ambientes:

Externo: Destaque para fatores chave de sucesso e fracasso

Interno: Destaque para pontos fracos e fortes da empresa

Concluindo pela nossa competência distintiva




4. CONJUNTO DE VALORES DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL – DOS TRÊS NÍVEIS

É a identificação dos fatores que movem as pessoas, a essência do fracasso ou sucesso das organizações.




5. MECANISMOS DE ANÁLISE DE DESEMPENHO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

São as ferramentas que serão utilizadas para acompanhamento e medição das decisões tomadas. Serão compiladas na PASTA DO CONSELHO DE GESTÃO que serão usadas na governança corporativa